Safira: conheça a pedra e seu significado

  Olá pessoal! Hoje vamos trazer para o nosso blog algumas curiosidades sobre a safira, que inclusive é uma das pedras preciosas que utilizamos em alguns dos nossos produtos. Continue lendo para conferir tudo sobre as safiras.

   A safira é uma das pedras preciosas mais admiradas e desejadas no mundo da joalheria. Com sua coloração azul profunda e brilho encantador, a safira tem sido valorizada ao longo dos séculos por sua beleza e raridade. Essa gema não apenas enriquece qualquer peça de joalheria, mas também carrega consigo um rico simbolismo.

O que é a pedra safira? 

    A safira é uma pedra preciosa muito parecida com o rubi. Ambos são formados pelo mesmo mineral (coríndon), mas a principal diferença é que a safira é azul e o rubi é vermelho.

    Assim como os diamantes e esmeraldas, a safira está no topo da lista das pedras preciosas mais incríveis, tanto pela sua beleza impressionante quanto pelas suas propriedades energéticas.



    A pedra safira é mundialmente conhecida pela sua durabilidade, sendo comumente usada em vários designs de joias e, claro, pela sua beleza. Ela pode ser facilmente encontrada em colares, brincos, pulseiras, pingentes e, até mesmo, em diversos anéis, como o de noivado.

Qual o significado da Safira?

    Historicamente, a safira tem sido associada à realeza e à nobreza. Acredita-se que ela traz proteção, sabedoria e boa sorte.

    A safira é uma pedra de nascimento de setembro e é frequentemente presenteada em celebrações de aniversários de casamento, especialmente no 45º aniversário, conhecido como Bodas de Safira.

    Dentro do significado de safira há uma que se destaca acima das outras: sua ligação com o amor. E é que a safira está relacionada à fidelidade e sinceridade, duas qualidades essenciais para um relacionamento.


Conheça as variações de cor da Safira:

    Há também safiras amarelas, violetas, rosas, verdes e até mesmo brancas! Tudo depende dos minérios com os quais o coríndon se liga.

    A popularidade do azul tem ligação ao nome safira, que tem origem no grego, Sapphirus, que significa azul. Essa gema, assim como o diamante e o rubi, é extremamente dura e, se for guardada sem cuidado no porta joias corre o risco de riscar e danificar outras gemas preciosas. Assim como os rubis, são variações do coríndon, mas que adquirem a tonalidade azul graças aos elementos colorantes que se ligam à fórmula química durante a cristalização. O coríndon, originalmente, é incolor, mas absorve outras tonalidades dependendo dos elementos que se associa. No caso da safira, são as concentrações de ferro e titânio que provocam a cor azul.

    No Sri Lanka, é possível encontrar essas variações de safiras amarelas, verdes, brancas e violetas. As versões azuis do Sri Lanka são de um azul mais pálido, não possuindo tanto valor. As melhores safiras azuis são encontradas na Caxemira e na Birmânia, as quais possuem um azul mais intenso. Já as mais valiosas safiras verdes e amarelas são encontradas na Austrália. Entretanto, as safiras azuis da Austrália não são tão valiosas, já que é de um azul muito escuro, quase preto.

    A safira pode ter valores bem diferentes dependendo da procedência, do tom e da pureza. A dica que damos pra vocês é sempre ficar de olho na qualidade da gema e no cuidado com a joia. Isso é o que realmente importa para garantir uma peça especial que vai durar e se tornar parte do seu legado. Aqui na Sparkle Joias você encontra peças únicas e de procedência confiável!


    Esperamos que tenha gostado de ler sobre as safiras! Em breve postaremos pra vocês algumas dicas de como utilizar essa pedra preciosa maravilhosa no seu dia a dia.


Sparkle Joias

Comentários