Olá pessoal! Hoje vamos trazer para o nosso blog algumas curiosidades sobre a safira, que inclusive é uma das pedras preciosas que utilizamos em alguns dos nossos produtos. Continue lendo para conferir tudo sobre as safiras.
A safira é uma das pedras preciosas mais admiradas e desejadas no mundo da joalheria. Com sua coloração azul profunda e brilho encantador, a safira tem sido valorizada ao longo dos séculos por sua beleza e raridade. Essa gema não apenas enriquece qualquer peça de joalheria, mas também carrega consigo um rico simbolismo.
O que é a pedra safira?
A safira é uma pedra preciosa muito parecida com o rubi. Ambos são formados pelo mesmo mineral (coríndon), mas a principal diferença é que a safira é azul e o rubi é vermelho.
Assim como os diamantes e esmeraldas, a safira está no topo da lista das pedras preciosas mais incríveis, tanto pela sua beleza impressionante quanto pelas suas propriedades energéticas.
Qual o significado da Safira?
Há também safiras amarelas, violetas, rosas, verdes e até mesmo brancas! Tudo depende dos minérios com os quais o coríndon se liga.
A popularidade do azul tem ligação ao nome safira, que tem origem no grego, Sapphirus, que significa azul. Essa gema, assim como o diamante e o rubi, é extremamente dura e, se for guardada sem cuidado no porta joias corre o risco de riscar e danificar outras gemas preciosas. Assim como os rubis, são variações do coríndon, mas que adquirem a tonalidade azul graças aos elementos colorantes que se ligam à fórmula química durante a cristalização. O coríndon, originalmente, é incolor, mas absorve outras tonalidades dependendo dos elementos que se associa. No caso da safira, são as concentrações de ferro e titânio que provocam a cor azul.
No Sri Lanka, é possível encontrar essas variações de safiras amarelas, verdes, brancas e violetas. As versões azuis do Sri Lanka são de um azul mais pálido, não possuindo tanto valor. As melhores safiras azuis são encontradas na Caxemira e na Birmânia, as quais possuem um azul mais intenso. Já as mais valiosas safiras verdes e amarelas são encontradas na Austrália. Entretanto, as safiras azuis da Austrália não são tão valiosas, já que é de um azul muito escuro, quase preto.
A safira pode ter valores bem diferentes dependendo da procedência, do tom e da pureza. A dica que damos pra vocês é sempre ficar de olho na qualidade da gema e no cuidado com a joia. Isso é o que realmente importa para garantir uma peça especial que vai durar e se tornar parte do seu legado. Aqui na Sparkle Joias você encontra peças únicas e de procedência confiável!
Esperamos que tenha gostado de ler sobre as safiras! Em breve postaremos pra vocês algumas dicas de como utilizar essa pedra preciosa maravilhosa no seu dia a dia.
Sparkle Joias


Comentários
Postar um comentário